Reflexão

Como escrever uma história de reflexão sobre a vida

Uma história de reflexão de vida requer alguma reflexão. Isso acontece quando levamos tempo para sermos introspectivos, para rever nossa jornada de vida até agora, para ponderar nossas lições de vida, e para pensar sobre o que é mais importante para compartilhar.

Nesta forma de escrever histórias é importante compartilhar nossos pensamentos, percepções e sentimentos, pois nossos entes queridos querem saber o que era mais importante em nossas vidas e aprender com nossas experiências únicas – tanto o bem quanto o difícil – e as lições de vida que vieram deles.

Existem várias maneiras de abordar a tarefa de Escrita, com diferentes graus de Ajuda e orientação.

Siga as sugestões abaixo:

Mesmo que nossas vidas sejam abundantes em sabedoria e realizações, as frases e mensagens de reflexão da vida não são longas crônicas para compartilhar cada aventura que experimentamos, nem são volumes de informação detalhando cada evento histórico de nossa vida. Em vez disso, eles são uma destilação do que determinamos é mais significativo, pois refletimos sobre a jornada de vida que temos experimentado até agora.

É a nossa oportunidade de chegar ao cerne do que realmente importa para que as nossas próximas gerações possam viver bem as suas vidas. Para alguns, esta tarefa é realizada em alguns parágrafos inspiradores. Para outros, pode levar uma história inteira ou muitos contos sobre cada etapa ao longo de uma vida. O comprimento e o formato não importam. O que é mais importante é que as nossas palavras falem do nosso coração aos entes queridos atualmente na nossa vida e àqueles que virão muito depois de termos partido.

A maneira mais fácil de começar é pensar sobre quem você está escrevendo para os seus entes queridos. Você define quem você tem perto e querido ao seu coração e quem está dentro do seu círculo interno. Escreva os seus nomes na dedicatória e tenha-os em mente enquanto escreve.

Ao invés de documentar as datas e fatos históricos de sua vida, use sua escrita para ensinar e inspirar através de ilustração, experiência e história. Aqui estão alguns exemplos para ajudá-lo a chegar ao coração do que realmente importa.

Em vez de escrever, “minha mãe era uma mulher muito carinhosa”, compartilhe exemplos específicos do que ela fez todos os dias para demonstrar sua habilidade única de cuidar tão profundamente de você ou de outros.

Em vez de escrever, “Siga a regra de ouro e você será uma boa pessoa”, compartilhe uma experiência quando você ou alguém próximo de você foi bem ou mal tratado e como você aprendeu a importância desse princípio em primeira mão.

Em vez de escrever, “eu nasci na Europa Oriental em 1930 e emigrei para os estados unidos aos doze anos”, escrever uma história sobre o que estava acontecendo ao seu redor, o que você tinha que fazer para sobreviver, quais os eventos tiveram o maior impacto em sua vida e por quê, e como você viveu as lutas e oportunidades únicas daquela época.

Ao escrever suas histórias de reflexão de vida, recomendamos que você escreva em um tom positivo e não colocar a culpa, repreender ou falar mal de outra pessoa. Se precisar de escrever sobre pessoas que lhe causaram dor, siga o conselho de um autor experiente e professor de escrita, Daniel Taylor. Ele recomenda que tratem cada uma destas pessoas melhor do que merecem. “Escreva com graça enquanto está dizendo a verdade-Ergue-te acima da amargura e culpe-compartilhe em vez disso como cresceste.”

Usar exercícios de escrita guiada

Exercícios de escrita que o alertam em uma variedade de maneiras de explorar suas memórias podem lembrá-lo de coisas que podem não aparecer para a consciência de outra forma. Eles podem ajudar a esclarecer quais experiências são mais importantes para compartilhar, e sugerir maneiras eficazes de escrever sobre e organizar essas experiências para que eles terão o maior significado e valor para os seus entes queridos.