Sol

Fatos interessantes sobre o Sol

O sol é classificado como uma anã amarela tipo-G (G2V), que é um pouco enganador, uma vez que as estrelas nesta sequência podem variar em cor de amarelo para Estrelas mais frias, para branco para as mais quentes. Na verdade, nosso Sol está apenas a meio caminho de seu ciclo de vida de quase 10 bilhões de anos, e é branco em cor.

Na Terra, vemos o sol como amarelo, laranja ou vermelho como estas são as cores das luzes de comprimento de onda mais longas que o fazem através da nossa atmosfera. Este processo é por que o céu parece azul, como luzes de comprimento de onda mais curtos, como o azul e violeta, são absorvidos pela atmosfera, dando-lhe assim o seu tom azulado.

O maior objeto do Sistema Solar

O sol é o objeto mais quente, maior e massivo do sistema solar, e contém mais de 99,8% da massa do sistema solar, com Júpiter representando mais de 80% dos restantes 0,2%.

A gravidade do sol mantém o Sistema Solar Unido

Sabemos também que o imenso campo gravitacional do sol impede os planetas de voar para o espaço, com a sua força gravitacional no Equador 274 m/s2, ou 28 vezes mais poderoso do que a Terra. Para colocar isso em perspectiva, se você pesasse 90 kg na terra, você pesaria 2,520 kg no sol.

O Sol É Quase Esférico

Dado o imenso tamanho e volume do sol, é notável que um objeto com quase 1,4 milhões de km de diâmetro tenha diâmetros polares e equatoriais que diferem em apenas 10 km.

Este fato faz do sol a coisa mais próxima de uma esfera perfeita ainda descoberta na natureza, e se o sol foi encolhido para o tamanho de uma bola de praia, a diferença entre seus diâmetros mais amplos e estreitos seria menor do que a largura de um cabelo humano.

O sol gera ventos e clarões

O sol gera cerca de 386 bilhões de mega Watts de energia através da síntese nuclear, já que converte hidrogênio em hélio. Esta energia viaja para fora do núcleo, e é continuamente absorvida e re-emitida em níveis de energia progressivamente mais baixos e temperaturas até emergir da superfície, onde parte dela se torna visível como luz óptica.

Parte da energia solar é então irradiada como calor, mas também alimenta um fluxo de partículas energéticas que é talvez mais conhecido como o vento solar.

Este vento sopra através do sistema solar a uma velocidade de 450 km/S (280 m/s) e destruiu dezenas de satélites, e causou estragos com a recepção de rádio e TV na Terra. Também causou grandes apagões de energia porque causa curto-circuitos em redes de energia quando as partículas energéticas penetram no isolamento de cabos de alta tensão e engrenagem de interruptor.

Às vezes, o sol vai explodir centenas de milhões de toneladas de material na forma de erupções solares que estão associadas com a atividade do ponto do sol, que parecem “explodir” quando as linhas de campo magnético no sol rompem através da superfície.

O Sol Tem Uma Composição Química Simples

O sol consiste de apenas alguns elementos, dos quais o hidrogênio é predominante em cerca de 72%, e o hélio em cerca de 26%, com os outros elementos sendo responsáveis por quantidades progressivamente menores, tais como oxigênio, carbono, néon, nitrogênio, magnésio, ferro e silício.

Campo magnético até 3.000 vezes mais forte que o da Terra

Embora o campo magnético do Sol seja apenas duas vezes mais forte do que o da Terra, a rotação diferencial do sol concentra o campo em alguns lugares, onde pode ser tão forte quanto 3.000 vezes mais forte do que na Terra.

As concentrações magnéticas se manifestam como” manchas solares”, e só ocorrem até cerca de 45 graus norte e sul do equador solar, porque é nesta região que as diferenças nas taxas de rotação de diferentes partes do sol é maior curiosidades e fatos interessantes. Uma maior perturbação no campo magnético do sol causa erupções solares que podem estender-se centenas de milhares de milhas acima da superfície.

Erupções menos violentas são conhecidas como” ejeções de massa coronal”, durante as quais quantidades notáveis de matéria são explodidas da superfície do sol, até cerca de 20 bilhões de toneladas de matéria em um único evento.