Emoções

Suas expressões faciais podem revelar as suas verdadeiras emoções

Contradizendo que o software pode detectar emoções do rosto, um novo relatório descobriu que os movimentos faciais são um medidor inexato dos sentimentos, comportamento ou intenção de uma pessoa.

Esse software está sendo para uma variedade de propósitos, incluindo vigilância, contratação, diagnóstico clínico e pesquisa de mercado.

“Não é possível inferir com confiança a felicidade de um sorriso, raiva de uma carrancuda ou tristeza de uma careta, como muita da tecnologia atual tenta fazer ao aplicar o que se acredita erroneamente serem os fatos científicos”, um grupo de cientistas escreveu em sua revisão de pesquisa abrangente.

O relatório foi publicado na revista “Psychological Science in the Public Interest”.

Os autores observaram que o público em geral e alguns cientistas acreditam que existem expressões faciais únicas que indicam de forma confiável seis categorias de emoções: raiva, tristeza, felicidade, nojo, medo e surpresa.

Mas ao rever mais de 1.000 descobertas publicadas sobre movimentos faciais e emoções, eles descobriram que projetos de estudo recíproco significado não capturam as diferenças da vida real na forma como as pessoas transmitem e interpretam emoções nos rostos.

Um sorriso ou um sorriso podem expressar mais de uma emoção dependendo da situação, do indivíduo ou da cultura, disseram eles.

“As pessoas ficam carrancudas quando zangadas, em média, cerca de 25 por cento das vezes, mas elas movem seus rostos de outras maneiras significativas quando zangadas”, explicou a autora do relatório.

“Podem chorar, ou sorrir, ou alargar os olhos e ofegar. E também se queixam quando não estão zangados, como quando se concentram ou quando têm uma dor de estômago. Da mesma forma, a maioria dos sorrisos não implica que uma pessoa é feliz, e na maioria das vezes as pessoas que são felizes fazem algo diferente do sorriso”, acrescentou.

Em um artigo separado na revista, pesquisadores observaram que a maioria dos cientistas concordam que as expressões faciais são significativas, mesmo que não sigam uma combinação de um para um com seis categorias básicas de emoções.

Eles propuseram um novo modelo para estudar as respostas relacionadas à emoção em toda a sua complexidade e variações. Esta abordagem mediria não só os sinais faciais, mas também os movimentos do corpo, as flutuações da voz, os movimentos da cabeça e outros indicadores para captar respostas tão variadas como sorrisos de constrangimento ou vocalizações simpáticas, disseram eles.

Fonte: https://definicao.net/carranca-significado/